Várias
pessoas tem essa dúvida e gastam um grande tempo para saber quais os documentos
necessários para vender um imóvel, o fato de querer vender um imóvel também
implica nos documentos estarem todos regularizados e/ou em dia.
Os
documentos serão úteis para o Cartório e também para os procedimentos para a
transferência da escritura além da transferência de propriedade, os documentos
necessários para a venda do imóvel são importantes para comprovar o seu estado
atual, como por exemplo, se ele está envolvido em hipoteca, se está penhorado
ou se está fazendo parte de algum inventário.
Documentos
para pessoas casadas:
Os documentos para a venda de um imóvel quando há conjugues, ou seja, quando há direito envolvidos em um imóvel por consequência de direito adquiridos no matrimônio, para essa situação a documentação se diferencia um pouco conforme os direitos do conjugue, os documentos são específicos para cada caso e deve se juntar aos documentos relativos com o imóvel.
Para a pessoa que pretender vender o seu imóvel e
também para o seu cônjuge os seguintes documentos são obrigatórios:
- Todas
as certidões negativas relacionadas com o imóvel, incluindo com relação com
registros de interdições e tutelas.
- Primeiro e segundo ofício de interdições e tutela.
- O primeiro até o quarto, além do nono ofício de distribuição.
- Caso haja espólio será necessário um alvará judicial.
- Certidão negativa de FGTS, INSS, tributos federais no caso de pessoas jurídicas além de as cópias serem originais.
- Contrato social para pessoas jurídicas ou documentos similares.
- Cópia legível do CNPJ.
- Primeiro e segundo ofício de interdições e tutela.
- O primeiro até o quarto, além do nono ofício de distribuição.
- Caso haja espólio será necessário um alvará judicial.
- Certidão negativa de FGTS, INSS, tributos federais no caso de pessoas jurídicas além de as cópias serem originais.
- Contrato social para pessoas jurídicas ou documentos similares.
- Cópia legível do CNPJ.
Os documentos
relativos ao imóvel.
Antes de
reunir os documentos que são relativos com o imóvel tenha em mãos o ITBI, ou
seja, o imposto sobre transmissão de bens imóveis, esse imposto geralmente é
pago quando se negocia a compra ou a venda de um imóvel, se não o tiver se
informe na prefeitura, geralmente esse
imposto é pago depois de ser analisada as certidões do Cartório em uma
transação imobiliária.
Para
checar o ITBI verifique no documento o nome completo das partes envolvidas,
CPF, RG, endereço verídico, além do valor declarado da negociação, corrija
quaisquer possíveis erros no documento.
Os principais documentos exigidos do imóvel são os
seguintes:
- Certidão
de ônus reais que é obtida junto ao registro de imóveis em sua cidade.
- Certidão do nono Ofício de Registro de Distribuição juntamente com as cópias de pagamento do IPTU.
- Certidão negativa de ônus da Prefeitura.
- Certidão de Enfitêutica do imóvel, ao qual determina se o imóvel é de uso público ou privado através de concessão da UNIÃO,
- Declaração que comprove que o imóvel não está sendo usado e também o reconhecimento de firma e a presença da data de entrega das chaves entre outros...
Para sua própria segurança e/ou em caso de dúvidas quanto aos documentos
consulte sempre: um Engenheiro Civil, um Advogado ou a própria Prefeitura. - Certidão do nono Ofício de Registro de Distribuição juntamente com as cópias de pagamento do IPTU.
- Certidão negativa de ônus da Prefeitura.
- Certidão de Enfitêutica do imóvel, ao qual determina se o imóvel é de uso público ou privado através de concessão da UNIÃO,
- Declaração que comprove que o imóvel não está sendo usado e também o reconhecimento de firma e a presença da data de entrega das chaves entre outros...
Postado por: Edivaldo Paulino de Morais.
11/07/2012.
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